Desmistificando as cores das jóias de ouro
É muito comum ouvir expressões de que tal jóia é desta ou daquela procedência ou região em razão da sua cor.
Outros chegam ao absurdo de dizer que por ter tal cor não é ouro 18 kt ou que o ouro de tal país lugar é melhor.
Tais comentários não passam de puro desconhecimento sobre o assunto, até porque, o ouro puro é um metal, igual em qualquer lugar do mundo.
O ouro puro tem 24 kt, e 75% de 24 é igual a 18.
Assim, uma jóia que possui 75% de ouro puro é uma jóia de 18 kt (750/1000).
Os outros 25 % da jóia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga. A cor da jóia é definida pela seleção da composição destes 25%.
Cores do ouro Mantém-se sempre puro, mesmo quando ligado a outros metais. Para que possa ser transformado em jóia, por ser mole, o ouro necessita da adição de outros metais. Essa união com outros metais é denominada liga, que também é responsável pela coloração do ouro. Dependendo da percentagem de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.
ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo
ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco
ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho
O Ouro
O ouro, embora seja bastante forte, é também o mais maleável dos metais. É encontrado em rochas ígneas e em veios de quartzo sob a forma de grãos, lâminas, e raramente, cristais. E em depósitos aluviais secundários, como pepitas ou grãos em arenito e cascalho fluvial.A sua cor amarelo metálico pode variar devido a variação de impurezas. É imune à ferrugem, corrosão, sujeira, água e aos ácidos. A pureza do ouro é definida pela proporção de metal de ouro puro presente, e está expressa por seu valor de quilate. O ouro usado em joalharia varia de dez até 24 quilates, que é o ouro puro.
O Ouro Branco
O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores. Normalmente ele é composto a partir de uma mistura com o níquel ou a prata e o paládio e, por essa razão, seu aspecto final opaco e acinzentado.Para que tenha brilho, é necessário que ele passe por um processo técnico de acabamento, popularmente conhecido como "banho de ródio". Por isso, com o tempo, sua peça tende a desgastar o brilho.
Escurecimento do Ouro
Jóias em ouro podem escurecer ao longo do tempo devido a um processo de oxidação. Na produção, elas passam por um tratamento à base de ácido, que em alguns casos pode ficar retido em microporosidades. Em contato com calor, ar ou humidade, o ácido provoca uma ação oxidante nos componentes da liga, escurecendo as peças.Pessoas com taxa elevada de ácido úrico ou que fazem uso de determinados remédios tendem a provocar o escurecimento do metal também.
Cores variadas de ouro
Ouro amarelo = ouro + prata + cobreOuro vermelho = ouro + cobre
Ouro castanho = ouro + paládio + prata
Ouro pérola = ouro + prata + cobre
Ouro branco = ouro + paládio
Ouro cinza = ouro + ferro branco puro + cobre
Ouro negro = ouro + prata + ferro (ou íridio)
Ouro azul = ouro + prata + zinco
Ouro verde = ouro + prata
Ouro rosa = ouro + prata + cobre
Ouro púrpura = ouro + alumínio + tório
Ouro lilás = ouro + zinco (impossível de trabalhar em joalharia)
Acabamentos da joias
Os joalheiros, ao longo dos séculos, desenvolveram uma série de técnicas mais sofisticadas, que conferem aparências diferenciadas às jóias, muitas vezes com a utilização de volumes. Confira algumas:Craquelado: a chapa de metal é trabalhada de forma irregular, montada em degraus, em pedaços sobrepostos de tamanhos diferentes, maiores e menores, dando à superfície do metal uma aparência de pequenas “rachas”.
Esmaltagem: o metal é colorido utilizando-se esmaltes de base vítrea e óxidos metálicos, que são derretidos no fogo e, na forma líquida, aderem ao metal. Por isso, a técnica é também chamada de “esmalte a fogo”.
Filigrana: fios de ouro finíssimos são cortados, torcidos, entrelaçados e soldados, produzindo delicados e elaborados desenhos, de aparência rendilhada ou mesmo dando a impressão de ser composto por micro esferas. Técnica muito antiga, bastante utilizada pelos ourives bizantinos.
Gravação: uma das mais antigas técnicas de joelharia, pode ser feita utilizando-se ferramentas apropriadas, como o buril, ou mesmo produtos químicos, que “queimam” o metal, formando desenhos ou inscrições, como os nomes que aparecem nas alianças de casamento.
Granulação: micro esferas de metal precioso são colocadas lado a lado, unidas umas nas outras ou sobre uma superfície de metal.
Repoussé: os desenhos do acabamento são em alto relevo, cunhados a partir do avesso do metal, com o uso de pequenos martelos.
Tessuto: o ouro é trabalhado como se fosse a trama de um tecido; daí o nome, “tessuto”, que em italiano quer dizer tecido.