quarta-feira, 19 de julho de 2017

Técnicas de douramento



Medalha comemorativa do casamento do rei D. Pedro V com D. Estefânia(1858)


Desejando comemorar o consórcio, o monarca encomendou a gravação desta medalha ao escultor Leopold Wiener, da qual se cunharam em Bruxelas, muitos exemplares em cobre, prata e vermeil (prata dourada). Lopes Fernandes e Teixeira Aragão indicam também a existência de exemplares em ouro, facto que não podemos confirmar, mas que julgamos ser erro, atendendo à lista de distribuição das peças, descrita por Arthur Lamas.
Anverso: D. PEDRO V REI DE PORTUGAL E DOS ALGARVES – D. STEPHANIA RAINHA DE PORTUGAL E DOS ALGARVES. Ao centro, busto conjunto de D. Pedro V, este em primeiro plano, e de D. Estefânia, com coroa de flores de laranjeira, voltados à esquerda. No enxergo a assinatura do escultor, LEOPOLD WIENER BRUXELLES.
Reverso: À esquerda está D. Pedro, de pé, fardado de generalíssimo e com manto, em frente a um trono. Na mão esquerda segura a coroa portuguesa e com a mão direita “cede” o trono à nova rainha. A rainha D. Estefânia, vestida de noiva, está à direita, sobre a proa de uma galeota, que tem na frente um pequeno anjo que segura dois escudos ovais com as armas de Portugal e de Hohenzollern. Atrás da rainha está Himeneu, representado por um jovem alado e com coroa de flores, que ergue uma tocha com a mão esquerda. Separado por friso horizontal, a data 29 ABRIL 1859 e por baixo a assinatura, L. WIENER.

Metal: Prata, Ø 75mm, 177.5gr.

Fotografia: Cortesia da leiloeira Auktionen Münzhandlung Sonntag. Lote 322 do leilão n.º 22 – 30 de Novembro a 1 de Dezembro 2015. 
O dourado a vermeil é uma camada de ouro na prata de lei folheada. O processo inicial originou-se na França, por volta de 1750. Essa técnica foi primeiramente chamada de douramento a fogo. Os ourives aplicavam mercúrio e ouro à prata e expunham o metal a calor extremo. O calor permitia que o mercúrio evaporasse e a camada de ouro aderisse à prata. No entanto, os vapores de mercúrio faziam muitos artesãos ficarem cegos. A França tornou esse processo ilegal, nos anos 1800. O processo de douramento moderno é em geral criado através um processo electrolítico, que é menos prejudicial do que a douração a fogo e produz um resultado semelhante, mas menos dourador. Para que uma peça seja classificada como douramento a vermeil e não como folheada a ouro, ela precisa atender a certas exigências. A base precisa ser de prata de lei e não pode ter camada de nenhum outro metal antes de ser aplicada a camada de ouro. Para se folhear a ouro é preciso ter pelo menos 10 quilates desse metal e pelo menos 2,5 mícron de espessura.

Catálogo Jewels Of Portugal The S.J. Phillips Collection


Catalogo disponível aqui:

A coleção de joalharia portuguesa dos séculos XVII e XVIII, foi reunida ao longo de vários anos por uma casa de antiguidades inglesa. A coleção de joalharia pode ser observada em Portugal, mas só pode ser comprada em Londres, e será leiloada ainda este ano. Veja a reportagem da SIC




terça-feira, 4 de julho de 2017

ICA- International Colored Gemstone Association.

Mais uma excelente revista do ICA- International Colored Gemstone Association. 
http://gemstone.org/incolor/Incolor35/index.html#1


Oficinas de Verão

A filigrana uma arte "tão portuguesa" que tem persistido ao longo dos anos. É uma técnica de ourivesaria milenar que no dizer dos filigraneiros assenta num fio fino, que se enrola, se enrosca ou se encrespa. O CINDOR tem vindo a desenvolver projectos ligados à rota da Filigrana e desta vez criou um projecto ATL, que dá apoio ao tempo livre dos seus filhos, permitindo que passem pela experiência de criar um "coração de filigrana", deixando-os mais enriquecidos. 

Duração: 5 dias
Custo: 60€ com almoço incluído 
Inscrição: luisa.godinho@cindor.pt

domingo, 25 de junho de 2017

Joalharia Contemporânea na Iberoamérica

Inaugura já na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, a exposição " Vinte e Três. Joalharia Contemporânea na Iberoamérica" organizada pela PIN, no âmbito da " Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017". 
Mais em: http://lisboacapitaliberoamericana.pt/pt 

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Kt- O quilate do ouro


Para avaliar uma peça em ouro temos que aferir qual a sua pureza. A mesma é expressa pelo número de partes de ouro puro que compõem a barra, pepita, moeda ou jóia. O ouro de um objeto com 18 partes de ouro, tem 6 partes de 'liga', constituída por outros metais, sendo que as 18 partes são de ouro puro, de 999,9 milésimas ou 24 quilates/ kt. Os elementos da 'liga' geralmente adicionados ao ouro podem variar em função da cor ou do ponto de fusão desejados ou valor que o mesmo possa ter. Os metais mais comuns, usados nas ligas do ouros são: cobre, prata. Nas ligas das soldas pode aparecer: zinco, níquel e cádmio, sendo os dois últimos proibidos. Existem também as ligas de ouro branco, que é usado o paládio, deixando a liga esbranquiçada, mas o ouro branco no processo final de acabamento é submetido a um banho de ródio, outro metal, tornando-se assim mais acinzentado. 
O ouro puro é impossível de usar pois torna-se muito maleável, mas há países como a Índia que usam o ouro com pouca liga, tornando-se mais puro e valioso do que no resto da Europa. 

Exemplos de relação de ouro e puro com liga, definido por quilate/kt.
-24kt-ouro puro = 24 = 99.99% de ouro
-22kt-ouro puro = 22 partes de 24 = 91.6% de ouro, também chamado de ouro de 916 milésimas, usado na cunhagem da maioria das moedas.
-20kt-ouro puro = 20 partes de 24 = 83.3% de ouro, também chamado de ouro de 833 milésimas.
-19.2kt- ouro puro = 19.2 partes de 24 = 80.% de ouro também chamado de ouro de 800 milésimas, usado particularmente em portugal. 
-18kt- ouro puro = 18 partes de 24 = 75.% de ouro também chamado de ouro de 750 milésimas, usado em joalharia.
-16kt- ouro puro = 16 partes de 24 = 66.6% de ouro também chamado de ouro de 666 milésimas, usado em joalharia.
-14kt- ouro puro = 14 partes de 24 = 58.3% de ouro também chamado de ouro de 583 milésimas, usado em joalharia.
-12kt- ouro puro = 12 partes de 24 = 50.% de ouro também chamado de ouro de 500 milésimas, usado em joalharia.
-10kt- ouro puro = 10 partes de 24 = 41.6% de ouro também chamado de ouro de 416 milésimas, usado em joalharia.
-9kt- ouro puro = 9 partes de 24 = 37.5% de ouro também chamado de ouro de 375 milésimas, usado em joalharia.


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Hand book to foreign hall marks on gold and silver plateHand book to foreign hall marks on gold and silver plate

Um livro muito interessante de Cristopher Alexander Markhader, publicado em Londres em 1898. Apresenta os teores das ligas e alguns exemplos de contrastes de vários países. 
Fonte: Hand book to foreign hall marks on gold and silver plate. (With the exception of those on French plate) Containing 163 stamps

Colar Gótico Francês


Colar Gótico Francês do séc. XV, com doze medalhões c. 1400, Paris. Em ouro com esmaltes policromos, com elementos vegetalistas, flores e folhas, cravejados com pedras preciosas e pérolas naturais e ao centro uma figura feminina. Restauros, adições posteriores de amarração de pérolas. Exposto no Museu de Arte de Cleveland, um dos maiores museus dos Estados Unidos, localizado em Cleveland, Ohio, com um acervo de mais de 43 mil peças, fundado em 1913.

Fonte: http://www.clevelandart.org/art/1947.507?search_api_views_fulltext=jewelry&created_date_op=%3D&created_date=&between_start=&between_end=&page=2&f[0]=field_collection:836&collection_search_query=jewelry&year_operator=1&year=&year_era=1&year_end=&year_end_era=1&op=search&form_build_id=form-QYNW8tv_U4mLn8KHWarPdDvqDxXA9u1xEby0jvPRkd4&form_id=clevelandart_collection_search_form

terça-feira, 6 de junho de 2017

Belas peças de Catalogo



Bela caixa oval de rapé em ouro gravado, tampa articulada com retrato em miniatura sobre marfim de Frederico Augusto III que foi Rei da Saxônia de 1904 até à sua Abdicação, em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial.  O retrato é atribuído ao miniaturista saxónico, Court Christian Gottlian Gottlied Doist (1740-18814). A caixa com 8,8cm, contem aplicação de embutidos de placas de quartzos entalhadas e fixadas no enxaquetado, com esmaltes policromos, e inscrição no rebordo interior da caixa. A sua venda está a cargo da leiloeira Sothby's pelo valor base de 474.000- 715.00 € e aparece referenciada no catalogo em anexo. (nas pp. 172,177)