sábado, 29 de dezembro de 2012


29/12/2012

Nem tudo o que reluz é ouro mas mesmo assim o Ouro foi a melhor aplicação do ano. Bom ano novo!!


Investimento Dezembro Real* No ano Real**
*Deduzida a variação do IGP-M que ficou em +0,68% em Dezembro de 2012
**Deduzida a variação do IGP-M que ficou em +7,82% no ano de 2012
***CDB líquido (acima de R$ 100 mil)
****Taxa Efetiva Andima

(leia mais...) 
Ouro-6,41%-7,04%+15,26%+6,90%
Dólar Ptax-4,15%-4,80%+8,94%+1,04%
Ibovespa +6,05%+5,33%+7,40%-0,39%
CDB***+0,56%-0,12%+6,90%-0,85%
CDI****+0,48%-0,20%7,82%0%
Poupança+0,41%-0,26%+6,33%-1,38%
IGP-M+0,68%-+7,82%-
Ibovespa
Depois de sentir o impacto da crise mundial durante grande parte deste ano, o Ibovespa (principal índice do mercado acionário nacional) começou a esboçar uma retomada, com valorização de 6,05% no mês de Dezembro  mas ainda assim não teve grande destaque em 2012, acumulando valorização de 7,40% ao longo de todo o ano

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Foram leiloados na Bonhams um lote de Jóias Finas em 06 de Dezembro. Um dos lotes mais antigo é um espanhol do século XVII, pingente de ouro Colonial, decorado com papagaios. Estimado em £ 60.000 a £ 80.000.  Esta peça ricamente detalhada com trabalho de esmalte, rubis e jóias  em cabochão, para trazer aos pássaros exóticos para a vida vibrante. Muito na moda na época, papagaios sul-americanos foram negociadas entre os mais ricos moradores de Madrid do século XVI e XVII, considerado extremamente exótico.

domingo, 11 de novembro de 2012


Faca cerimonial, rara de prata com Tritão animal mitológico, séc. XVIII.

São Jorge em batalha.



São Jorge matando o dragão. Dinglinger, Johann Melchior Dresden 1692-1694,
Ouro, esmalte esmeraldas e diamantes.



Peça com São Jorge matando o dragão, Alemã, do final de Século XVI.
Ouro, esmalte, 10 diamantes, seis rubis, esmeraldas, sete pérolas. http://kardiologn.livejournal.com/465627.html

sábado, 10 de novembro de 2012

Porta-bouquet em ouro e prata, XVII-XVIII





Porta-bouquet, é o nome comum destas peças em ouro e prata com pedras e esmaltes. Podem ser usados presos á roupa ou na base do pulso. Em mesas ou presos a cadeiras. Tornam se muito populares na França durante o reinado de D. Luís XIV, passando para os outros países.

Bibelos com buzios de várias épocas.







terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pejas de Joalharia do séc. XVIII e XIX, sentimentais.








Pendente em ouro amarelos cravado com granadas turquesas e pérolas, com imagem de olho masculino a óleo, em tela a e trança de cabelo no verso. Datada do séc. XVIII.


Pendente em ouro amarelo com ametistas cravadas. Imagem de olho a óleo em tela e madeixa de cabelo, protegidos por placa facetada de cristal de rocha. Peça datada do séc. XVIII.

domingo, 15 de abril de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012


A prata
 O minério, normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendrítricos (em forma de árvore). Quando polida, ela possui um brilho metálico branco, brilhante com características e um brilho metálico. Entretanto, ela é muito maleável para ser usada em joalharia na sua forma pura, por isso, a prata é frequentemente ligada a outros metais como o cobre, gerando a denominada prata ligada. A prata possui variadas gradações que indicam o seu nível de pureza. A prata pura ou prata fina possui um teor de pureza igual a 1000 (a prata no seu estado mais puro). A prata fina  é usada no fabrico de jóias, a não ser em casos particulares  como é o caso da filigrana e outras técnicas muito específicas. As jóias feitas com prata, pura (999.9) ficam com um grau de dureza muito baixo e deformam-se e riscam-se com muita facilmente. A prata fina é, de todos os metais o maior condutor térmico e eléctrico e tem, também,  a mais baixa resistência de contacto. É bastante estável quando exposto ao ar puro e água, no entanto a prata fina (pura) mancha muito quando exposta ao ozônio, sulfeto de hidrogênio ou ar com enxofre. As ligas de prata são importantes para conferir à prata novas propriedades que permitam maior resistência e outras qualidades que favorecem o fabrico, uso e durabilidade das jóias em prata. A prata fina pode ser adquirida em granulado ou em fio de variadas espessuras.
As ligas frequentemente utilizadas em joalharia são a 925 e 835. As jóias de prata liga cobre, podem mudar de cor com o decorrer do tempo. Este fenómeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que estejam em vitrinas, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe a liga para dar solidez à prata. Além disso, a prata é sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a lixívia, anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre). Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese também podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contato com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata, assim como a própria poluição do ar. Lembramos que toda a oxidação (escurecimento) é superficial e deve-se a reação de cada organismo em contato com a jóia, o suor ou contato com cosméticos, perfumes, gazes etc. Pessoas que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a jóia. Nestes casos o ideal seria aplicar um banho de rodium sobre a jóia, a fim de evitar ao máximo o contato da prata com o meio externo.
Além do banho de rodium, a liga de prata também pode ser alterada para minimizar este fenómeno de oxidação. A prata com ligas especiais, especialmente a liga GP, com paládio, deixam a jóia com um brilho mais claro (lembrando aço inox), aumenta a sua dureza e a sua resistência a oxidação.
Desta forma, as ligas especiais são especialmente indicadas para pessoas que desejam usar a jóia sem ter que limpá-la frequentemente ou que já tenham uma predisposição ao escurecimento da prata.